Parvovirose canina

O que é parvovirose canina? Sintomas e como tratar

A parvovirose canina é uma das doenças mais contagiosas que podem acometer os bichinhos de estimação. Seus sintomas estão relacionados diretamente ao sistema gastrointestinal dos pets. 

Para saber tudo sobre os sintomas da parvovirose canina, se há tratamento e o que os tutores precisam fazer, acompanhe o conteúdo do nosso blog. Seu consultório, certamente, ajuda na medicação deste problema, e com a Dr.Cash Pet você tem mais uma possibilidade de pagamento para oferecer aos pais e mães de bichinhos. 

banner-drcash-pet-02

O que é a parvovirose canina?

Esse tipo de virose pode acometer os cães que vivem nas ruas e nos lares. Seu vírus vem da família Parvoviridae, que tem como alvos principais os pets filhotes e adultos que estão sem vacina ou com alguma deficiência imunológica. 

O quadro de sintomas gastrointestinais pode evoluir rapidamente, por isso o socorro é fundamental nas primeiras horas. Isso porque quando o vírus está alojado no organismo ele afeta rapidamente as células do intestino. 

Como foi a evolução e mutação da parvovirose canina no Brasil?

A primeira vez que o vírus que provoca a doença foi detectado no Brasil aconteceu na década de 70. Sua relação estava com o vírus que provoca a doença nos gatos, a panleucopenia felina. A primeira cepa provocava sintomas respiratórios leves. 

Com o avanço da doença e disseminação, principalmente nos anos 80, o vírus foi sofrendo mutações, que resultaram nos sintomas da parvovirose canina atual. 

Atualmente, existem diversas variantes desse tipo de vírus, que podem acometer os cães. 

Como é a ação do parvovírus nos cães?

Este é um vírus que tem uma contaminação bastante alta através das fezes dos animais ou pelas vias nasais. Quando os pets estão na fase de desmame de suas mães, é o momento em que estão mais suscetíveis ao contágio. 

Como a parvovirose canina é transmitida?

Para que aconteça a transmissão, é preciso que um cachorro sadio tenha contato com as fezes de um cãozinho infectado. Isso acontece porque os pets têm mania de cheirar os dejetos de seus amiguinhos. 

Como o vírus tem a transmissão pelas vias nasais, ao cheirar o material, o peludo acaba contraindo o vírus. Além das fezes, objetos infectados também podem causar a transmissão da doença. 

Quais os sintomas da parvovirose canina?

A parvovirose canina tem sintomas principalmente no trato intestinal dos bichinhos. Em geral, depois do contato com o vírus, os pets levam cerca de 7 dias para apresentar: diarreia, falta de apetite, perda de peso, vômito, desânimo, febre.

Essa diarreia pode ou não ser apresentada com sangue nas fezes. Os tutores devem procurar um especialista rapidamente, pois o quadro pode evoluir para uma desidratação severa.  

Como evitar a parvovirose canina?

A melhor prevenção para a doença é a vacina. O imunizante polivalente consegue proteger os bichinhos dos males causados por esse vírus. Por isso, os pets devem ser vacinados desde filhotes. 

Quando o peludo não for vacinado, o ideal é que os tutores evitem deixá-lo fora de casa ou em contato com outros animais. 

Se souber de um pet que esteja contaminado em casa, a família deve fazer uma higienização completa, principalmente dos itens do bichinho. 

Como é o diagnóstico a parvovirose canina?

Em seu consultório será possível diagnosticar o pet através de uma anamnese detalhada e também de exames físicos que podem ser realizados no local. 

É importante que os tutores não demorem em levar o bichinho à uma clínica veterinária quando ele apresentar sintomas.

Quais as sequelas da parvovirose canina? 

Por causa do quadro de diarreia e vômitos, o pet pode emagrecer e perder massa muscular. 

Além disso, em alguns poucos casos, o cachorro pode desenvolver miocardite, que é inflamação do miocárdio e deve ser acompanhado pelo resto da vida.

Qual o tratamento da parvovirose canina?

O principal passo para a recuperação do cão é o fortalecimento do seu sistema imunológico por meio de probióticos e vitaminas. Ele precisa ser isolado de outros animais, em alguns casos, pode ser internado. 

Hidratação e uma alimentação equilibrada vão fazer toda a diferença na recuperação. Sobre os medicamentos podem ser necessários antieméticos e antibióticos para combater sintomas e outras doenças que possam se aproveitar da baixa imunidade do pet. 

Como é a parvovirose felina?

Comentamos sobre a panleucopenia felina, ou parvovirose felina. Ela também é altamente contagiosa, mas pode não ter os mesmos sintomas que a canina. Os vírus são diferentes, e ela acomete somente os gatos. 

banner-drcash-pet-01

Conclusão

A parvovirose canina é uma doença que tem alta letalidade e também é bastante contagiosa. Os consultórios devem estar preparados para receber e tratar os pets acometidos pela enfermidade. 

Além disso, é importante contar com uma forma de pagamento que ajude os tutores nesses casos emergenciais. 

Assim, com a Dr.Cash Pet em sua clínica, você consegue oferecer a eles parcelamento que cabe no bolso, sem precisar do cartão de crédito.