Os benefícios da drenagem linfática

Cuidar do corpo é sempre bom, não é mesmo? Ainda mais quando existem técnicas não invasivas que ajudam a melhorar o funcionamento do seu organismo, por meio de massagens. Assim é a drenagem linfática, um procedimento estético bastante procurado atualmente. 

Se está querendo saber mais sobre essa técnica de massagem, veio ao lugar certo. O blog da Dr.Cash trouxe informações sobre a drenagem linfática e os benefícios que ela proporciona ao seu corpo. Acompanhe!

O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática corporal é um tipo de massagem com movimentos suaves e com um certo ritmo mais lento. Ela ajuda a estimular o funcionamento do sistema linfático e circulatório do corpo, movimentando gânglios e linfa (líquido que circula para a limpeza do sangue, que se acumulado pode causar inchaço). 

Esta é uma técnica que foi criada em 1932 por Emil Vodder, um médico dinamarquês. Ao longo dos anos, a drenagem linfática foi aprimorada e ganhou muitos adeptos no mundo todo. 

Para que serve a drenagem linfática?

A dúvida “para que serve a drenagem linfática?” é muito comum, especialmente entre as mulheres. O principal objetivo desta massagem é aumentar a velocidade com que os líquidos acumulados saiam do nosso corpo. 

Ou seja, os movimentos da massagem ajudam a eliminar o que seu corpo não precisa. Outra função é aumentar a circulação do sangue, para que substâncias boas, que aumentam a imunidade e anticorpos, circulem com mais facilidade. 

Como é feita a drenagem linfática?

Para que a drenagem linfática seja feita, a pessoa precisa estar deitada em um local plano para receber a massagem. Os movimentos não podem ser bruscos, devem ser leves e da forma adequada para cada região. Em cada área do corpo os gânglios devem ser estimulados. 

Em geral, quando feita de forma manual, os movimentos são em círculos com os polegares e a palma da mão. Mas também existe o aparelho de drenagem linfática que infla e desinfla algumas áreas do corpo, fazendo os mesmos movimentos para melhorar as linfas. 

O mais indicado é realizar os movimentos da massagem manualmente, pois o profissional pode identificar os locais que precisam ser mais estimulados. 

Benefícios da drenagem linfática

Chegamos nos tópicos mais esperados: a drenagem linfática tem benefícios e vamos descobrir alguns deles!

Evita e diminui o inchaço

Talvez, esse seja o benefício mais conhecido a respeito da drenagem linfática. Com a massagem, os líquidos em excesso são drenados e eliminados, diminuindo a retenção dos mesmos. E, acredite, a drenagem linfática não emagrece, mas a redução do inchaço causa essa impressão.

Melhora a circulação do sangue no corpo

Com a diminuição do inchaço e eliminação dos líquidos em excesso, o sangue tem mais espaço para circular. Assim, a circulação sanguínea é melhorada em todo o corpo, em especial nas pernas. 

Ajuda na cicatrização

A drenagem ajuda a recuperar os tecidos do corpo e tonifica os músculos recuperando-os. Em locais que sofreram algum trauma, como após cirurgia plástica, a irrigação sanguínea dos edemas é melhorada, cicatrizando mais rapidamente. Além disso, organiza as fibras, para que a cicatriz não fique colada aos tecidos do corpo. 

Evite o aparecimento de celulites

As celulites acontecem, justamente, por causa da retenção de líquidos. Então, quando o corpo não retém impurezas, fica mais fácil evitar o aparecimento dos temidos “furinhos” na pele. 

É importante ressaltar que, para potencializar os resultados no seu corpo, existem algumas medidas fundamentais, como: praticar exercícios, ingerir bastante água diariamente e ter uma alimentação saudável. 

Qual é a frequência ideal das sessões de massagem?

Para obter todos os benefícios da drenagem linfática, é importante manter uma frequência. Os intervalos entre uma sessão e outra podem ser de, mais ou menos, dois dias. Não se deve fazer mais do que três vezes por semana. 

Contraindicações

Apesar de ser uma técnica abrangente, algumas pessoas não podem fazer a drenagem linfática por conta do risco de espalhar alguma infecção por todo o corpo. Sendo assim, pacientes com câncer, infecções agudas, trombose e hipertensão devem evitar o procedimento.

Quer fazer sua drenagem? A Dr.Cash ajuda você!

Se quer fazer sua drenagem linfática pagando com um valor que cabe no seu bolso, solicite o pagamento Dr.Cash em uma clínica parceira. Somos a melhor alternativa para você financiar procedimentos estéticos com parcelas acessíveis! Procure um parceiro e faça uma simulação!