doenças de cachorro

Confira as doenças de cachorros mais comuns

No dia a dia, os cães estão sujeitos a ficarem doentes, isso é normal. Porém, os tutores devem estar atentos aos tipos de doenças de cachorro que são mais comuns e levarem o bichinho à uma clínica especializada sempre que perceberem que algo não está normal. 

Para uma clínica veterinária ser boa, além de oferecer conforto aos pets, os profissionais devem estar por dentro de todas as doenças de cachorro e o que fazer. 

Aqui em nosso blog, trouxemos os detalhes de algumas delas, que são as mais comuns nos pets. 

banner-drcash-pet-02

Quais as doenças mais comuns em cachorro?

Cuidar de um bichinho exige muitos cuidados e atenção, principalmente quando falamos de saúde. 

Existem algumas doenças de cachorro com sintomas que são fáceis de serem percebidos e outras que é preciso um pouco mais de atenção. Confira as principais.

Sarna

A sarna é uma doença que, praticamente, todo mundo já ouviu falar. Ela pode se apresentar em dois tipos: a sarcóptica, que é contagiosa e pode ser uma doença de cachorro que passa para humanos; e a demodécica, que se aproveita da baixa imunidade dos cães para se manifestar. 

As duas são contraídas por meio de ácaros, sendo que a primeira pode passar de animal para animal ou de objetos contaminados. 

A segunda é de um ácaro existente nos bichinhos, que só aparece quando eles já não estão bem. Os dois tipos são doenças de pele, apresentando sintomas como coceiras e manchas. 

Raiva canina

Vira e mexe acontecem as campanhas de vacinação contra raiva, sendo uma das vacinas mais importantes que os pets precisam tomar, já que essa é uma das doenças de cachorro mais comuns. 

A raiva canina pode ser transmitida por qualquer tipo de mamífero por meio de secreção ou sangue contaminado. 

Infelizmente, essa é uma doença de cachorro que não tem cura e é fatal, com aparecimento dos sintomas em até 60 dias após o contágio no sistema nervoso. O cão pode apresentar paralisia e salivação em excesso.

Parasitas

Os parasitas são as pulgas e carrapatos que precisam de um hospedeiro para viver, que no caso são os cães. Esses bichinhos indesejáveis provocam sintomas nas pele, e em alguns casos, sinais mais graves, como problemas gastrointestinais. 

O ideal é manter o bichinho vacinado e medicado contra parasitas, em clínicas especializadas. Por isso, é importante oferecer esse serviço aos tutores. 

Cinomose

Outra das muitas doenças de cachorro é a cinomose, causada por um vírus que, quando alojado, pode provocar diversos sintomas no sistema gastrointestinal do pet, além de secreções na região da face, como nariz e orelha. 

Em casos mais avançados, a cinomose pode provocar até convulsões e desorientação. A boa notícia para os tutores é que existe vacina contra o vírus para evitar o contágio por meio de urina, secreções e fezes de animais contaminados. 

Papiloma

Esse é outro tipo de doença de pele causada por um vírus. Ele se aproveita de bichinhos em condição fragilizada de saúde, para causar mais sintomas, como as verrugas no corpo e feridas nas genitálias. 

O pet pode não sentir incômodo de dores, mas as verrugas podem coçar, causando outro tipo de transtorno a ele. 

Alergias

Assim como os humanos, os cães também podem ter alergias. Seja o aparecimento de doença de pele em cachorro ou outro tipo de sintoma, como inchaço do rosto, é preciso identificar o que causou a reação no peludo. 

Em geral, a razão das alergias está presente na alimentação, podendo ser a ração ou algum alimento diferente que ele comeu. É preciso que os tutores identifiquem a causa ao levar o bichinho para o consultório. 

Gripe canina

A influenza A é o vírus capaz de infectar os cães e deixá-los gripados. Não é diferente dos humanos, precisando de atenção em quadros mais graves para não evoluir para outra doença, a pneumonia. 

Os sintomas são coriza, tosse, falta de apetite e febre. Por isso, é necessário um acompanhamento da evolução do quadro, com exames de pulmão e saturação. 

Otite

A otite é uma das doenças de cachorro bastante comum, sendo uma infecção do ouvido, principalmente porque algumas raças exigem cuidados especiais na limpeza dessa região. Quando ela não é feita adequadamente, o canal auditivo acaba ficando infeccionado.

As bactérias e vírus se aproveitam da umidade da região para invadir o sistema imunológico dos bichinhos e causar a infecção. Os cães com orelhas caídas sofrem bastante com a otite.

Dermatite canina

Se o bichinho começa a se coçar com muita frequência e acaba ficando com feridas na pele, ele pode estar com dermatite canina. Ela é uma inflamação que atinge a pele dos animais causando esse desconforto. 

O mais comum é que ela aconteça nos peludos que estejam com algum tipo de fungo ou bactéria. 

Insuficiência renal

A insuficiência renal é a alteração no funcionamento dos rins que pode acontecer com os cães em qualquer momento da vida. No entanto, é mais comum que ela apareça nos peludos mais idosos, por conta da idade e hábitos. 

Os sintomas são sangue na urina, urina em excesso, diarreia e falta de sede. Quando o tutor identifica qualquer tipo de sinal, é preciso iniciar o tratamento com urgência. 

Como prevenir as doenças de cachorro?

A melhor prevenção para quem tem um pet é manter as consultas com veterinário em dia, em clínicas especializadas, como os parceiros da Dr.Cash Pet. Com uma rotina de exames, é possível identificar qualquer alteração logo no começo e tratá-la. 

Uma boa alimentação, hábitos saudáveis e higiene também ajudam a prevenir algumas doenças, como os problemas de pele. 

banner-drcash-pet-01

Conclusão

É uma forma de oferecer um serviço de qualidade aos peludos, com os tutores podendo pagar com parcelas que cabem no bolso e sem precisar do cartão de crédito.

Com a Dr.Cash Pet, os tutores poderão cuidar de todas essas doenças de cachorras e muitas outras nas clínicas parceiras. Se você deseja se tornar uma delas, entre em contato conosco.